024 – 17 de abril – “NECESSARY DEVIL – estudos sobre o Pica-Pau”, de Carlos Sanchez Ramirez


Trata-se de ensaios sobre um sujeito aético, lascivo, inimigo do trabalho, às vezes criminoso, que não esconde seus vícios, e que, pior de tudo, nunca se emenda.

Em outras palavras, trata-se de ensaios sobre o Pica-Pau (Woody Woodpecker).

A Yasak Kitaplar (editora) de Tijuana, México dá continuidade à sua política de chocar os leitores ao lançar o terceiro volume (em inglês) de sua coleção Forbidden Books, e não se pode dizer que errou.

Carlos Sanchez Ramirez [talvez um pseudônimo - de fato, o noticiário cultural da Azteca Uno (TV) informou que o autor não veio ao lançamento] provavelmente escolheu a editora de Tijuana não por acaso – trata-se da cidade não-estadunidense mais próxima de Hollywood, terra natal do personagem – e fora do alcance da censura dos EUA.

A análise centra-se em episódios reveladores. Em episódio de 1945 o pássaro termina se dando bem – bem demais para os pudicos estadunidenses – cercado de garotas de corpetes apertados e bustos que saltavam aos olhos – do personagem, bem próximo delas. O puritanismo achou que as moças eram daquelas que trocam amor por cédulas. Em 1943 é ladrão de gasolina – e morre e ainda vai para o Céu. Em outros rouba comida dos vizinhos, agride sem motivo, insulta religiões.

Em certo episódio se revela – mira o espectador, seus olhos se tornam monstruosos e diz: I´m a Necessary Devil!

Revelador como é o livro, depois de sua leitura ninguém mais verá o Pica-Pau da mesma forma. [Ou, para os mais sensíveis: ninguém verá mais o Pica-Pau].

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

028 – 22 de abril – “A História dos Inexistentes Espiões”, de Ludwig Philby

027 – 21 de abril – “Eisoptrofobia”, de Vicente Bioy-Gonzales

004 – 22 de março – “Querido, você esqueceu o filme-a-cores!”, de David Braunschweig