009 - 27 de março – “Problema com o Prazer”, de Caroline Anne Stevens




A pequena La Fauxmagerie [curiosamente, de Londres] tomou um risco ao publicar essa pequena porém abrangente obra [e já afirmou que não será vendida na Amazon].

Em Problem with Pleasure a professora Anne Stevens enfrenta a questão da relação dos seres humanos com o que é gostoso. Começa por dizer que a profusão de dietistas e de regradores do comportamento moral deixam clara a pervasividade do assunto. Vai para o segundo capítulo, mais teorético, no qual refuta certas ideias, como a pulsão de morte freudiana, apodando-as de meras frases que não explicam nela. Adianta que nem ela se propõe a explicar. Na terceira parte afirma que há algo dark na natureza humana, que a faz desconfiar de tudo o que dá prazer – apesar de um temor [às vezes exagerado], da dor. Na seção última e mais controversa, afirma que essa tendência humana explica certas ações – o católico vê a garota sexualmente livre e fica [secretamente] feliz ao saber que ficou grávida – os trabalhos e despesas que terá consistem em justa punição. A feminista vê o cara garanhão e exulta ao saber que ele engravidou uma mulher – a pensão que terá de pagar e os problemas de ter um filho dividido ensinarão para ele.

Isso não implica dizer – afirma a autora – que não haja méritos em catolicismo e feminismo, ou qualquer outra ideologia. Mas que, por trás das boas intenções, há um Problema com o Prazer – e essa frase fecha o livro.

Seu caráter controverso leva a crer que foi uma boa decisão não oferecê-lo em livrarias online.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

028 – 22 de abril – “A História dos Inexistentes Espiões”, de Ludwig Philby

027 – 21 de abril – “Eisoptrofobia”, de Vicente Bioy-Gonzales

004 – 22 de março – “Querido, você esqueceu o filme-a-cores!”, de David Braunschweig