006 – 24 de março – “Minha vida sob os desastres”, de Rocca Smith Wallace-Wells




Pairam dúvidas sobre esse livro. A começar de sua autora – Ms, Wallace-Wells não tem mais de dois anos de idade. Segundo, sobre sua data de publicação, cujo ano (2076) gera não inverossímeis dúvidas sobre sua autenticidade.

Minha Vida sob os desastres (“My life under shambles”) pretende ser um relato memorialístico sobre uma vida iniciada em Nova Iorque e marcada por deslocamentos, tanto físicos como de expectativas. A garota Rocca (filha de um jornalista bem-sucedido na cidade mais rica do mundo) esperava uma vida de conforto, dinheiro e ocasionais danças em discotecas. Em vez disso, ainda pré-adolescente teve de sair de casa com água pela cintura pela inundação vinda do Atlântico. Seguiu-se a fuga para o outro lado do continente, para uma vida tranquila por alguns anos, até um grande incêndio devastar a região. Fugiu de novo, mais uma em vaga de migrantes, e depois de novo, sempre mais para o frio, sempre para o norte. Sintomaticamente, na capa de seu livro consta Reijavique, Islândia, como local de publicação – pois será um dos últimos lugares a aquecer.

A obra [obviamente um misto de sátira e ameaça] fantasia como será a vida da menina Rocca, filha de David Wallace-Wells, que com seu best-seller “The Uninhabitable Earth” acaba de assustar os mais sensíveis. Resta saber  quem o escreveu. Ativistas ambientais não faltam. Há quem diga que o autor foi o próprio pai, porém isso semelha por demais romântico para ser real.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

028 – 22 de abril – “A História dos Inexistentes Espiões”, de Ludwig Philby

027 – 21 de abril – “Eisoptrofobia”, de Vicente Bioy-Gonzales

004 – 22 de março – “Querido, você esqueceu o filme-a-cores!”, de David Braunschweig